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Fechou aquela venda tão desejada? Chegar ao tão esperado “sim” é uma conquista! No entanto, mesmo após o aceite formal, o trabalho da empresa ainda não acabou, exigindo atenção redobrada ao momento.

Os procedimentos para entrega, a garantia de recebimento do produto e até a avaliação final do consumidor é fundamental para o sucesso do cliente, sendo tão importante quanto a venda ativa.

Neste artigo, vamos entender mais sobre quais as atividades do vendedor e da empresa logo após a venda, atingindo a satisfação e fidelização do cliente. Confira!

Comemore (mas na hora certa)

A comemoração é uma maneira de reconhecer quem participou da venda. Demonstrar a importância de cada um energiza a equipe e motiva os colaboradores, trazendo ainda mais resultados.

Comemorar não significa uma grande festa, o importante é a equipe sentir que valeu a pena. Pequenos gestos como almoço, happy hour, aplausos ou até mesmo algum brinde já são formas de valorizar o resultado alcançado.

Porém, lembre-se de comemorar na hora certa! A venda está garantida? O cliente assinou o contrato? Se não houve formalização, espere esta última etapa, evitando frustrações.

Compartilhe o conhecimento

É papel do vendedor e da equipe de vendas fazer a passagem de conhecimento para o responsável pelo pós-venda, focando no sucesso do cliente.

Assim, invista em:

Análise do momento do cliente

A passagem de conhecimento bem sucedida deve contemplar informações do perfil do cliente, seu estilo de negociação, seu contexto, expectativas e riscos.

Em caso de vendas mais simples, esse compartilhamento pode ser feito em um bate papo, seguido por plataformas com as informações dos clientes. Porém, o ideal é sempre o preenchimento dos dados em sistemas internos como CRM.

Reuniões estratégicas entre equipes

Principalmente em caso de vendas complexas e que envolvem um projeto de ativação, é crucial juntar as áreas responsáveis pela venda e as equipes que vão realizar a entrega do produto e/ou serviço e cuidar do pós-venda.

Importante destacar que, até esse momento, o cliente construiu confiança com o vendedor e com a equipe de pré venda.

Caso a empresa tenha um Gestor de Contas farmer e/ou uma área de sucesso do cliente, a passagem de conhecimento precisa ser transparente e cautelosa, para evitar a sensação de ruptura.

É necessário destacar, durante essa passagem, qualquer tipo de condição especial, que difere do contrato padrão. Assim o cliente perceberá que a comunicação interna é eficaz e que suas particularidades estão sendo atendidas.

Acompanhe a satisfação do cliente

Mas por qual razão deve ser medida a satisfação desde o início serviço?

Satisfação é um conceito subjetivo, depende de cada empresa, cliente, experiência e processo. Medir o momento após a venda ajuda a entender:

  • Como foi o processo de venda;
  • O que poderia melhorar em alguma etapa;
  • Quais são as expectativas atendidas ou não;
  • Se a dor do cliente foi sanada;
  • O que faria a entrega ser um sucesso ou um sucesso ainda maior.

Toda a trajetória do cliente deve estar mapeada e documentada, permitindo à equipe de pós-vendas impactar, encantar e fidelizar este cliente.

Cumpra o que prometeu

Por fim, uma última dica que parece simples, mas eventualmente é negligenciada nas empresas e pode até comprometer futuras vendas.

Na hora da venda, algumas instituições e colaboradores fazem diversos acordos com o consumidor, prometendo desconto, benefícios e inúmeras vantagens individuais. Não cumprir esses pontos faz com que a confiança do cliente diminua, ou mesmo que a compra seja efetivada e o pós-venda seja frustrante.

Satisfazer os clientes vai muito além de fechar uma venda pontual, todo o processo deve ser analisado e estudado de acordo com os objetivos do consumidor e, claro, da empresa, garantindo que a experiência de compra seja agradável e útil em todos os momentos.

Afinal, como dizia Philip Kotler “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a importância da venda e pós-venda para o sucesso do cliente? Aproveite para conferir o artigo “Você se dedica para o Sucesso do Cliente?”

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