73% dos profissionais de vendas consultados em pesquisa sobre Social Selling — divulgada em 2018 — afirmam que utilizam a tecnologia para aumentar a performance comercial. 

Nesse contexto, as redes sociais exercem protagonismo por meio do Social Selling (venda social). Esse recurso consiste em criar relacionamento com leads e clientes nas plataformas digitais para fechar mais negócios.

Além disso, 70% dos vendedores recorrem mais às vendas pelo LinkedIn do que pelas demais mídias similares. No entanto, para ter sucesso nesse meio, é preciso investir pesado na marca pessoal.

7 dicas para o Social Selling no LinkedIn7 dicas para o Social Selling no LinkedIn
7 dicas para o Social Selling no LinkedIn

Afinal, a sua identidade influencia na percepção dos outros e, como consequência, na qualidade dos seus contatos

Nesse contexto, saber aproveitar as ferramentas que o LinkedIn disponibiliza faz toda a diferença. Para a área comercial, uma funcionalidade de destaque é LinkedIn Sales Navigator, especialmente focado na geração de leads de um jeito simples e eficiente.

Você pode também fazer Social Selling sem o Navigator, embora ele seja de grande utilidade.

Quer saber mais? Então confira nossas 7 dicas para se dar bem no Social Selling.

1. Invista na sua marca pessoal

É importante ter uma marca pessoal bem-definida no LinkedIn, que inspire confiança e autoridade sobre seu segmento. Para se ter uma ideia, 51% dos tomadores de decisão consideram a confiança o principal atributo de um vendedor.

Diante disso, é necessário utilizar a rede com base nos critérios de branding persona. Esse conceito aplica pesquisas de mercado e ações de marketing com o objetivo de fazer que o público associe uma marca ou um produto a um indivíduo.

No universo digital, é possível atingir uma visibilidade bem mais abrangente do que no mercado off-line. Por isso, mantenha o perfil sempre com dados atualizados.

Além disso, tenha uma foto interessante, mas sem exageros. O perfil é a primeira impressão que as pessoas têm sobre um usuário.

2. Monitore o “Social Selling Index”

Mais uma dica é ficar de olho no SSI (Social Selling Index), uma métrica do próprio LinkedIn para analisar e ranquear a performance dos usuários.

Desse modo, o SSI tem um placar de 0 a 100 e leva em conta critérios como marca pessoal, rede de relacionamentos e capacidade de proporcionar insights.

Dessa forma, trabalhe para obter acima de 80 pontos de SSI. Para isso, comente as outras postagens, publique conteúdo relevante e faça parte dos grupos da plataforma.

3. Compartilhe suas experiências

Outra maneira de estimular as vendas pelo LinkedIn é manter suas páginas com conteúdo que desperte a atenção das pessoas para as quais você pretende propor negócio. Para tanto, escreva artigos sobre a área que você trabalha e tem experiência e use vídeos e fotos.

Assim, todo esse material será exibido nas timelines dos demais inscritos nessa mídia. Desse modo, além de geração de leads, você consegue prospects mais qualificados. Ou seja, não perderá mais tanto tempo com o cliente errado.

4. Aproveite o LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn Sales Navigator é um recurso dentro do LinkedIn especialmente criado para as vendas. Desse modo, com ele, é possível fortalecer as relações comerciais de um jeito otimizado e econômico.

Um dos destaques é a ferramenta Lead Builder, que permite uma geração de leads automatizada. Se você salvar um perfil como lead nessa plataforma todas as atualizações desse contato serão mostradas em sua página inicial.

Dessa forma, é viável esperar um momento mais propício de abordagem. Isso traz inteligência comercial para as interações na rede.

5. Poste conteúdo interessante e pertinente ao público

A qualidade do conteúdo publicado é o ponto principal do Social Selling. Diante disso é necessário estudar as pessoas com quem você deseja falar.

Assim, será possível saber seus gostos e preferências e movimentar sua página conforme essas características.

Ou seja, a venda social envolve muito mais do que pesquisar possíveis clientes e oferecer produtos e serviços. Em outras palavras, é preciso educar o lead e construir a jornada de compra junto com ele.

6. Mantenha sua conta em movimento

Não adianta apenas ter um perfil no LinkedIn. No Social Selling, as interações são indispensáveis. Por esse motivo, compartilhe conteúdo, parabenize outras pessoas por um texto ou material postado e faça parte de grupos.

7. Preste atenção nas outras redes sociais

84% dos compradores de C-Level e VP usam mídia social para comprar IDC. Por essa razão, lembre-se de cuidar da sua presença digital como um todo.

Portanto, o Social Selling na Internet propicia alta precisão nas abordagens e alcance bem mais robusto do que a metodologia off-line.

Além disso, dentre as plataformas disponíveis há um enorme destaque para as vendas pelo LinkedIn, o melhor canal para a geração de leads B2B.

Afinal, é nessa rede que estão reunidas as mais importantes e consagradas lideranças empresariais do mundo com mais de 50 mil companhias inscritas e 575 milhões de profissionais. 

Somente no Brasil, existem mais de 34 milhões de usuários. Assim, você faz uma prospecção abrangente e qualificada para novos negócios, levando sua marca pessoal para as pessoas certas.

Quer saber mais novidades sobre vendas? Então leia também nosso post sobre como aumentar o fechamento das propostas comerciais!

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