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Você sabia que 60% das empresas que desenvolvem um blog conseguem captar mais clientes do que as que não têm um canal como esse? É o que afirma uma pesquisa da HubSpot, uma das mais importantes empresas de marketing de conteúdo do mundo.
Em outras palavras, um blog tem um papel fundamental para fazer um consumidor comprar pela primeira vez, isto é, ele ajuda na conquista de novos clientes.
Por esse motivo, esse meio de comunicação trabalha o topo da jornada de compra. Assim, ele ajuda a empresa a alcançar melhores resultados ao apresentar para o lead a solução para seu problema.
Desse modo, é feita uma conscientização para deixar o possível cliente mais pronto para a abordagem de venda já que ele terá um conhecimento prévio sobre o produto.
Assim, por meio dessa ferramenta, aquela meta de ampliar o volume de vendas e ter uma equipe comercial de ponta vai ficando cada vez mais perto. Além disso, o blog ajuda a prever sua performance e também a escaloná-la.
Desse modo, trata-se de uma peça-chave na presença digital de qualidade.
Mas não adianta encher um blog de conteúdo sem que o material tenha qualidade e conexão com sua audiência. Por esse motivo, a escolha dos temas e a linguagem adotada devem ter sintonia com o público.
Quer saber mais? Então veja neste post por que sua empresa precisa de um blog!
Conquista de novos clientes
O estudo “The ROI of Using the HubSpot Growth Suite”, também elaborado pela HubSpot, aponta que 69% das empresas pesquisadas consideram que seus blogs foram cruciais na geração de leads.
Apenas para dar um exemplo: é possível criar formulários para a captação de contatos quando alguém navega nesse canal. Assim, a empresa obtém o e-mail, o celular e as redes do visitante.
Desse modo, a partir daí, será viável abordá-lo no futuro para que ele sempre retorne às suas páginas. Assim, inicia-se a construção de um vínculo.
Aumento do tráfego de internautas no site e mídias sociais
Um blog é capaz de gerar 55% mais internautas em seus meios digitais, 97% mais links de entrada e 434% a mais de páginas indexadas em sites de pesquisa na Internet como o Google. Os dados são do especialista em marketing de conteúdo da HubSpot para América Latina, Paul Rios.
Com um blog, as chances de outras pessoas usarem links com seu conteúdo também aumentam, fato que favorece uma movimentação maior em suas mídias online.
Quando o blog é criado com base nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para motores de pesquisa), além de indexação, suas postagens ficam no topo dos resultados dos buscadores.
Dessa forma, o blog ajuda a cativar mais gente, ampliando suas oportunidades de vendas. E o melhor: ele atrai o público de forma orgânica, o que significa chamar a atenção sem pagar nem um centavo por isso. Por essas razões, esse canal é tido como um dos principais instrumentos para melhorar a presença digital.
Além disso, nem todas as empresas investem em marketing digital e blogs, algo que ajuda a se destacar da concorrência.
A empresa Resultados Digitais (RD), uma das mais consagradas nessa atividade, afirma que não chega a 1% a quantidade de negócios que aproveitam esse importante recurso. De acordo com especialistas da RD, esse porcentual é de cerca de 0,06% do total de companhias abertas no país.
Já a empresa de marketing de conteúdo Rock Content, também aclamada como uma das melhores do segmento, afirma que 86,7% das pessoas utilizam o Google para fazer pesquisas. Por esse motivo, aparecer nesse buscador é meio caminho andado para atrair os clientes até o seu site.
Além disso, o relatório Internet Marketing Ninjas aponta que o primeiro lugar no rankeamento dos buscadores garante a maior parte dos cliques, com 21% do total de acessos. O mesmo estudo explica que, conforme a posição da empresa cai nas escalas, a chance de o internauta chegar até ela também diminui proporcionalmente.
Baixo custo
O blog e o marketing de conteúdo apresentam um custo praticável por empresas de todos os portes. Ou seja, até as pequenas e médias organizações conseguem arcar com o desenvolvimento e a manutenção desse recurso comunicativo.
Visibilidade do negócio
Um dos principais motivos para o blog ser considerado uma das estrelas do marketing de conteúdo é a visibilidade que ele proporciona na rede mundial. Como sabemos, a Internet é um mar infinito de informação. Nesse quadro, conseguir a atenção das pessoas em um ambiente assim não é fácil.
No entanto, com um blog, as pessoas reparam mais na sua marca.
Muitas companhias ainda não contam com esse artifício devido à dificuldade de produzir o conteúdo de forma constante. Porém, as empresas que conseguem abastecer esse canal são mais notadas do que a concorrência.
No entanto, é completamente possível ter um blog, com um bom custo-benefício desde que haja um pouco de organização e parcerias certas.
Assim, o blog se transforma em uma ferramenta competitiva de muita força. Afinal, destacar-se sempre é crucial, em qualquer cenário econômico. Porém, vender em tempos difíceis requer ainda mais táticas para ficar em evidência.
Interação com o público
Além de exibir material relacionado aos seus serviços ou produtos, o blog é uma brecha para estabelecer um diálogo. Afinal, as pessoas podem fazer comentários nos posts, emitindo suas opiniões ou até mesmo questionamentos.
Da mesma forma, elas podem compartilhar o conteúdo, fazer o download de um arquivo ou se cadastrar na sua newsletter com as chamadas que são colocadas ao final de cada artigo.
Esse conjunto de contatos cria uma ponte entre a empresa e o consumidor. Uma vez estabelecido esse laço, fica mais simples tanto fechar o negócio como melhorar a eficiência do pós-vendas.
Conhecimento sobre os gostos e preferências de leads e clientes
O blog é tido como uma das principais ferramentas do marketing de conteúdo porque propicia mais conhecimento sobre o público-alvo. Afinal, dá para saber quais textos, vídeos ou podcasts chamam mais a atenção e quais são mais rejeitados.
Assim, com o tempo, sua empresa vai compreendo as dores e os sonhos dos internautas. Com essas informações em mãos, é viável elaborar uma estratégia de vendas com inteligência comercial.
Ou seja, tanto o teor do blog como até as características de mercadorias e de serviços podem ser adequados ao gosto do público.
Entrega de valor ao mercado
Quando você aborda temas ligados ao seu setor, você exibe um conhecimento sobre a área, o que vai dando cada vez mais credibilidade para o negócio.
Além disso, é possível falar das suas soluções de um modo mais discreto, sem ser muito incisivo. Quando um vendedor se aproxima pela primeira vez e já fala em vendas, muitas pessoas podem repudiá-lo.
Porém, se antes desse contato a empresa toca na possibilidade de ajudá-lo a resolver um problema ou a realizar um sonho, as chances de o consumidor prestar atenção crescem.
Em outras palavras, no blog você ganha inúmeras oportunidades para comprovar que pode fazer a diferença no sucesso do cliente.
Portanto, o blog é um canal muito promissor para melhorar seu desempenho comercial. Para isso, é preciso postar com frequência e apresentar conteúdo interessante e de qualidade.
Com uma tática de marketing de conteúdo bem delineada, o blog funciona como um imã de leads e clientes. Esse magnetismo exerce grande influência no resultado das vendas.
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